Acesso à informação Portal Brasil  
Você está aqui: Página Inicial Notícias Nova cultivar de banana chega ao consumidor

Acesse também
Prosa Rural Prosa Rural
Conhecimento nas ondas do rádio

Dia de Campo na TV
Dia de Campo na TV
Novidades do campo para o público

Projeto Minibibliotecas
Projeto Minibibliotecas
Para a família rural

Catálogo de Produtos e Serviços
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos

Proeta
Proeta
Incubação de Agronegócios

Livraria Embrapa
Livraria Embrapa
Adquira nossas publicações

Agência de Informação Embrapa

Videoteca Digital Embrapa
Videoteca Digital Embrapa
Veja nossos vídeos

Infoteca Infoteca
Inf. Tecnológica em Agricultura

TmFO TmFO
TROPICAL managed FORESTS OBSERVATORY

 

Nova cultivar de banana chega ao consumidor

Uma nova banana está chegando ao consumidor de Manaus. É a BRS Conquista, uma cultivar de banana da Embrapa que possui características agronômicas e comerciais que lhe dão potencial para ocupar o espaço deixado pela banana Maçã.

Nova cultivar de banana chega ao consumidor

Banana BRS Conquista

 

A banana BRS Conquista é uma variedade resultante de pesquisa, com características específicas que a diferenciam de outras plantas. Foi selecionada a partir de uma mutação somaclonal (variação que pode ocorrer em mudas multiplicadas em cultura de tecidos) da cultivar  Thap Maeo.

A banana Maçã teve seus plantios praticamente dizimados por doenças, o que fez com que ela sumisse do mercado. Já a BRS Conquista, tem como uma de suas vantagens a resistência genética às principais doenças da bananeira, como a sigatoka-negra, a sigatoka-amarela e o mal-do-panamá.

Por ser naturalmente resistente a essas doenças, a BRS Conquista é produzida sem a aplicação de agrotóxicos. Outra vantagem é a alta produtividade, que pode chegar a 48 toneladas por hectare/ano, quando conduzida de acordo com as recomendações de manejo. “A condução do plantio é importante para expressar a produtividade e para dar qualidade e sabor à banana”, explica a pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental Mirza Pereira.

Essa nova banana já está sendo comercializada no Feirão da Sepror (Secretaria de Produção Rural), no local em que acontece a Expoagro, na Avenida Torquato Tapajós, em Manaus.

 A produção de banana BRS Conquista, disponibilizada aos consumidores no Feirão da Sepror, vem dos plantios de agricultores familiares que participam do Projeto Manarosa – “Núcleo Integrado de Transferência de Tecnologias e Gestão dos Sistemas Produtivos de Banana e Mandioca para a Agricultura Familiar”, desenvolvido pela Embrapa junto a três comunidades: Manairão e Rei Davi, em Manacapuru, e Pau-Rosa, em Manaus. Por meio do projeto, agricultores participaram de uma série de atividades de capacitação, desde a implantação do bananal até a etapa de pós-colheita, para melhorar a produção da banana e preservar os frutos com boa qualidade até o consumidor.

 

A pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental Rosângela Guimarães, coordenadora do Projeto Manarosa, explica que por meio dele já se realizaram capacitações com agricultores familiares sobre tecnologias para melhorar a produção agrícola de mandioca e banana, e sobre temas como cooperativismo, organização social das comunidades, administração rural, educação ambiental e gerenciamento de resíduos na área rural, nas comunidades onde o projeto é desenvolvido.

 

 

Texto: Síglia Regina /Jornalista MTB 066-AM

Contato: (92) 3303-7852

 

Mais Informações:

Núcleo de Comunicação: (92) 3303-7860

Embrapa Amazônia Ocidental

Ações do documento

Enquete
Os links disponíveis neste site sempre apontam para as páginas corretas?


Votos: 410
Institucional